Consulta pediátrica pré-natal

O bebê ainda está no ventre e a grávida tem que ir ao pediatra? Sim, é real e fundamental para a prevenção de doenças futuras! No texto de hoje vou falar sobre a consulta pediátrica pré-natal e explicar um pouco do papel da pediatra no acompanhamento da gestação.

A consulta pediátrica pré-natal inicia a puericultura, que é o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento do indivíduo até a fase adulta. Em outras palavras, a primeira consulta de puericultura do bebê acontece antes mesmo dele nascer.

A partir da consulta pediátrica pré-natal, mãe e bebê passam a ser acompanhados também pela pediatra. A consulta acontece depois de completados seis meses de gravidez – entre a semana 26 e 28 de gestação. A partir da consulta, a pediatra vai acompanhar o desenvolvimento do feto até o nascimento.

 

O que acontece na consulta?

Para começar, é importante deixar claro que, apesar da consulta pediátrica pré-natal ter como foco o feto e a mãe, é fundamental que o pai (ou o outro principal cuidador) esteja presente e atento. Em boa parte da consulta a pediatra apresentará os primeiros desafios práticos que os cuidadores enfrentarão assim que o bebê nascer. Para que ele se mantenha saudável e em segurança, é fundamental que todos os envolvidos no cuidado diário estejam cientes do que será necessário fazer.

A consulta pediátrica pré-natal tem caráter eminentemente preventivo. Nela a pediatra irá receber os exames da mãe e o contato do obstetra que a está acompanhando. Em momento oportuno, a pediatra irá analisar os exames e, caso tenha alguma dúvida ou observação, irá entrar em contato com o obstetra.

Após esse momento, a consulta pediátrica pré-natal irá abordar três temas, sempre com foco principal no bebê:

  • Intercorrências pré-natal → A pediatra irá falar sobre doenças, síndromes e malformações do bebê que são diagnosticadas ainda na gestação. Caso já tenha sido identificado algum desses males, a pediatra irá esclarecer como ele deverá ser abordado assim que a criança nascer e quais cuidados serão demandados ao longo da vida da pequena ou do pequeno

    É nesse momento da consulta que também serão explicadas as patologias que são verticalmente transmitidas, ou seja, passadas da mãe para o feto. Quem leu meu texto recente sobre chikungunya sabe que ela é uma dessas doenças.

  • Parto → Observadas as condições do bebê, a pediatra irá conversar com os pais sobre as possibilidades de parto. A recomendação inicial é sempre pelo parto vaginal. Contudo, algum sinal da saúde do feto pode indicar a cesárea. Em qualquer circunstância a decisão deve sempre ser a melhor para a saúde da mãe e do bebê.
    Nessa etapa da consulta a pediatra também explicará o seu papel (ou de outro colega pediatra) na sala de parto.
  • Prevenção neonatal e primeiros dias do bebê → É o momento da consulta no qual são explicadas todas as medidas iniciais de prevenção:

 

Consulta pediátrica pré-natal: por que ela é importante?

Na pediatria, há três grandes esforços para reduzir a morbidade e mortalidade neonatal:

  • A assistência ao recém-nascido no momento do parto
  • As consultas (de puericultura ou outras) nas primeiras semanas de vida e
  • O acompanhamento e a prevenção pré-natal, que são inaugurados na consulta pediátrica pré-natal.

Como todo esforço de prevenção, a consulta tem como uma das suas principais funções auxiliar no diagnóstico precoce de doenças. Patologias diagnosticadas em fase pré-sintomática podem mudar completamente a história daquela doença e, consequentemente, da criança.

A consulta pediátrica pré-natal é muito importante para todas as mães e bebês. A depender das características da gestação, a consulta torna-se ainda mais fundamental. Gestantes menores de 16 ou maiores de 35 anos ou que já tiveram doenças ao longo da gestação não podem deixar de fazer a consulta em hipótese alguma! Além desses casos, é imprescindível a consulta em quadros nos quais o feto está em posição anômala; já há diagnóstico de malformação ou síndrome ou; o bebêtem risco de nascer prematuro.

Mamães e papais: caso a gestação do seu bebê esteja se aproximando da 26ª semana, agende sua consulta pediátrica pré-natal! A prevenção e a orientação adequada podem ser decisivas para a saúde da criança e, consequentemente, do futuro adulto!

"Auxiliar no crescimento e no desenvolvimento da criança de uma forma saudável é o meu propósito"

Agende uma consulta

Rua Senador Salgado Filho, 140, centro - Sete Lagoas - MG.

Site desenvolvido e mantido por Dot@ Comunicação