Pediatria

A Pediatria é a especialidade médica que cuida dos bebês, das crianças e dos adolescentes. Sendo assim nós, médicos pediatras, somos corresponsáveis pelo crescimento saudável, prevenção de doenças e diagnóstico e tratamento das doenças de seus pacientes.

E por que nós somos os corresponsáveis? Porque a pediatra atua junto com os familiares da criança ou adolescente para formar um adulto saudável! A pediatra tem ação fundamental no bem estar da criança ou do adolescente, mas não substitui a atuação da família na saúde do paciente.

Como é responsável pelos pacientes de uma ampla faixa etária, de zero aos dezenove anos, a pediatra deve ter conhecimento das peculiaridades de cada idade, assegurando o crescimento e desenvolvimento saudáveis do indivíduo. É preciso conhecer bem o exame físico, o comportamento e as doenças mais comuns de cada faixa etária. A especialidade exige muito conhecimento técnico da profissional, já que o paciente pediátrico muitas vezes não sabe expressar o que sente.

Pediatria

A pediatra tem papel marcante no desenvolvimento das crianças, educando-as para práticas de hábitos de vida saudáveis. Junto aos pais a pediatra também exerce um papel pedagógico, orientando quanto a vacinação, prevenção de acidentes, suporte ao aleitamento materno e alimentação.

A pediatra, muitas vezes, trata o paciente pediátrico e a família. Por isso para nós é tão importante que esse atendimento aconteça com empatia e humanidade.

A Pediatria enquanto especialidade

O termo “pediatria” tem origem na junção de duas palavras gregas: paidos (criança) e iatreia (processo de cura).

Como especialidade médica, a Pediatria surgiu há pouco mais de 200 anos, no final do século XIX, devido aos altos índices de mortalidade infantil e ausência de profissionais especializados para cuidar de crianças.

Assim como a Clínica médica, a Pediatria é uma das áreas base da medicina. No Brasil, para tornar-se pediatra, é necessário concluir o curso superior de Medicina e a residência médica em pediatria.

A especialidade pode ser dividida em neonatologia, pediatra geral e hebiatra, sendo que qualquer pediatra pode realizar as consultas em todas as faixas etárias pela capacitação que receberam ao se tornarem pediatras gerais.

Quando levar os filhos à pediatra?

A primeira consulta do recém-nascido deve ser nos seus primeiros sete dias, uma vez que a primeira semana é uma das fases mais críticas da vida de uma criança.

Tanto o bebê quanto a mãe correm o risco de enfrentar problemas que podem se tornar graves. A desidratação, a hipoglicemia e a icterícia são os problemas mais comuns que afetam as crianças nessa fase da vida. Já as mães podem se deparar com dificuldades para amamentar, que também tem potencial de agravamento.

Por tudo isso é fundamental que a primeira consulta aconteça tão perto do nascimento. Além disso, esse primeiro encontro é importante para esclarecer as principais dúvidas que surgem com a chegada do novo membro da família.

A segunda consulta deve ocorrer quando o bebê completar um mês. A partir daí, até o aniversário de um ano, as consultas devem acontecer mensalmente. Elas são importantes para monitorar o crescimento do bebê, seu desenvolvimento cognitivo e motor, sua alimentação e se as vacinas estão em dia. Todos esses fatores devem ser verificados com muita atenção nos primeiros 12 meses da criança.

Entre o primeiro e segundo ano de vida, as consultas podem passar a acontecer trimestralmente. Nessa fase também são checados os aspectos nutricionais, as vacinas, o crescimento da criança e o seu desenvolvimento cognitivo e motor. Nos primeiros dois anos, as crianças tem crescimento e desenvolvimento acelerados. Portanto, mães e pais: não se assustem ao perceber seus filhos muito ativos nessa fase. É normal e desejável! Lembrem-se de trazê-los às consultas pediátricas a cada três meses para que chequemos se está tudo bem com ele!

Já entre os dois e cinco anos, as consultas podem acontecer a cada semestre. Como normalmente essa é a fase que as crianças entram na escola, aumenta a ocorrência de contato com diversos vírus. As crianças adoecem quase todos os meses – o que é comum! Caso eles apresentem sintomas que indiquem a contração de alguma virose, traga-o à pediatra para que possamos acompanhá-lo mais de perto. Nessas situações, avaliarei a necessidade do acompanhamento se tornar mais frequente por algum tempo.

Após os cinco anos a criança deve ir à pediatra pelo menos uma vez ao ano. Além de avaliar os aspectos tradicionais do desenvolvimento da criança – alimentação, vacinas, crescimento e desenvolvimento cognitivo e motor – nós conversaremos sobre atividades físicas, desempenho escolar, relacionamento familiar e com os amigos.

E quando a criança já tiver passado dos dez anos, todos esses aspectos serão avaliados com atenção especial para a puberdade… 🤯! Portanto, assim que forem observados os primeiros sinais da sua chegada, agendem uma consulta imediata – mesmo que fora do período previsto. Teremos um pouquinho para conversar… 😉!

Para além das visitas de rotina, é fundamental marcar uma consulta extra sempre que a criança ficar doente. O diagnóstico precoce em crianças e adolescentes facilitam o tratamento das patologias, independente da sua gravidade.

E por fim, uma mensagem muito importante para mães e pais: estejam atentos às alterações comportamentais dos seus filhos. Sinais de agressividade, timidez ou medo excessivos, falta de interesse em brincadeiras e comportamento sexualizado não esperado para a idade podem ser sinais de alguma patologia. Lembrem-se que crianças, muitas vezes, não sabem expressar o que sentem. Portanto, ao perceberem uma mudança comportamental, agendem uma consulta.