Puericultura

A puericultura é a área da pediatria que acompanha o crescimento e o desenvolvimento de um indivíduo desde o período da gestação até alcançar a vida adulta. Consiste em atender regularmente o paciente em consultas pediátricas. Nelas serão avaliadas a vacinação, a alimentação, a prática de atividades físicas, o aprendizado, o crescimento e as potenciais situações de risco para a criança.

A puericultura é a mais importante ferramenta para a manutenção e promoção da saúde das crianças. É nas consultas da puericultura que estimulamos a prática do aleitamento materno, que orientamos sobre a etapa de implantação da alimentação complementar e que prevenimos as desordens que mais afetam as crianças, buscando atuar de forma precoce nas intercorrências.

A puericultura é arte de promover e proteger a saúde das crianças por meio da dedicação integral de atenção. É por causa dessa finalidade que a puericultura tem esse nome. Ele deriva do termo em latim pueris, que significa “criança”.

São nas consultas da puericultura que vamos compreendendo o desenvolvimento da criança com todas as suas particularidades, sempre considerando a família e o contexto social no qual estão inseridos.

Puericultura

 

O que é feito na consulta de puericultura?

  • Acompanhamento do crescimento → são periodicamente medidos a altura, o peso e o perímetro da cabeça. Além disso, analisamos a evolução dessas medidas em gráficos.
  • Acompanhamento do desenvolvimento → avaliamos as habilidades motoras, cognitivas e de comunicação para verificar a evolução do comportamento e do aprendizado.
  • Avaliação da alimentação → os pais são fortemente estimulados quanto à prática do aleitamento materno e são orientados sobre quais tipos de alimentos devem ser oferecidos em cada faixa etária. Falamos da higiene e do preparo correto dos alimentos.
  • Exame físicos → buscamos, de forma minuciosa, identificar quaisquer anormalidades que possam prejudicar o crescimento e desenvolvimento saudáveis da criança. Também buscamos sinais e sintomas de doenças.
  • Estímulo a prática de atividades físicas → levando em consideração a idade de cada paciente, estimulamos, o mais precocemente possível, o início da atividade física, visando um crescimento mais saudável.
  • Acompanhamento das vacinas → seguimos o calendário de vacinação para verificar se as devidas vacinas já foram aplicadas.
  • Avaliação de suplementação alimentar → verificamos a necessidade da inclusão de vitaminas e outros suplementos alimentares, recomendados para cada faixa etária.
  • Diagnóstico → avaliamos a necessidade de exames complementares para diagnóstico ou prevenção de doenças.
  • Acidentes → orientamos sobre prevenção de acidentes de acordo com a faixa etária da criança.
  • Higiene → orientamos sobre a forma adequada de fazer a higienização da criança, de acordo com cada faixa etária.

Além de cumprir todos esses protocolos, tiramos as dúvidas e auxiliamos nas dificuldades da família com o paciente.

Com qual frequência deve ser realizada a consulta de puericultura?

A primeira consulta de puericultura deve ser realizada ainda no período gestacional. É nesse atendimento que a mãe irá conhecer a pediatra e tirar as primeiras dúvidas sobre o nascimento.

Com o bebê recém-nascido, os pais devem leva-lo a uma consulta com a pediatra antes da criança completar sete dia de vida. A segunda consulta deve acontecer no primeiro mês de vida do bebê e, até completar seu primeiro ano, a criança deve ser levada a consultas a cada 30 dias.

Entre um e dois anos, as consultas devem acontecer a cada 3 meses. Já entre os dois e cinco anos, as visitas ao pediatra devem ocorrer a cada seis meses. E a partir dos cinco anos completos, a criança deve ir à pediatra pelo menos uma vez ao ano.

Assim que forem observados os primeiros sinais da chegada da puberdade, o retorno à médica pediatra deve ser imediato, mesmo que fora do período previsto… 😰!

Atenção: Se a criança ficar doente fora do período programado ou houver dúvidas em relação ao seu crescimento e desenvolvimento, ela deve ser levada para uma consulta extra assim que possível!

 

Qual a diferença da consulta de puericultura de uma consulta tradicional?

A consulta tradicional visa atender e resolver uma queixa específica: um quadro de dor de garganta, dores abdominais, um quadro de vômitos, etc.

Já a consulta de puericultura analisa os diversos aspectos da saúde, do crescimento e do desenvolvimento dos bebês, crianças e adolescentes. É uma consulta mais demorada e exige conhecimento dos aspectos de cada faixa etária.

A pediatra é a pessoa mais indicada para orientar os pais em relação à saúde de seus filhos, sempre levando em conta o contexto biológico, psicológico, social e cultural da família. Por isso é importante que os pais possam estabelecer uma relação de cooperação mútua com a pediatra e que ela conheça bastante bem o seu filho. A família deve ter alguém de confiança para recorrer – seja para sanar dúvidas, para acompanhar o crescimento e desenvolvimento da criança e para dar prosseguimento às medidas preventivas quanto a doenças. Caso elas apareçam, é importante ter alguém habilitado – especialmente pelo profundo conhecimento da história médica do seu filho – para ajuda-lo adequadamente.