Dengue

Nas últimas semanas, quando se trata de saúde, o noticiário local e nacional praticamente só fala de uma coisa: dengue. Essa antiga doença, que virou endêmica no Brasil, já provocou graves surtos. Mas parece que o que estamos vivendo em 2024 é um dos piores da história.

Em Minas Gerais, a situação é ainda mais grave. Um terço dos prováveis casos da doença em todo o país foram registrados aqui no estado. De acordo com o Painel de Monitoramento de Casos de Arboviroses da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, até meados de março a regional de saúde de Sete Lagoas já tinha registrado quase 25 mil possíveis casos de dengue, com 5 óbitos confirmados.

Em crianças, a dengue é sintomática na grande maioria das vezes. Mas quando não é, elas – assim como os idosos – precisam de mais atenção, uma vez que normalmente dependem de outras pessoas para manter a hidratação em dia. Conforme vamos mostrar neste texto, uma das principais ações que se deve tomar diante de um caso de dengue é a hidratação frequente.

A dengue é uma doença provocada por um arbovírus do tipo Flavivírus. Atualmente são conhecidos quatro sorotipos do vírus.

A dengue é transmitida por meio de um vetor, o mosquito do gênero Aedes. No Brasil, o responsável pela transmissão é o Aedes aegypti. Na Ásia, o Aedes albopictus é o outro importante transmissor.

A transmissão acontece quando a fêmea do mosquito pica e suga o sangue de uma pessoa contaminada e, em seguida, pica uma pessoa saudável. É no contato entre o sangue infectado com o sangue saudável que o vírus é transmitido. Em geral, o vírus precisa ficar incubado no mosquito por um período de oito a 12 dias.

Entretanto, já há registros dos filhotes do mosquito já nascerem com o vírus, que foi transmitido de forma hereditária pela mãe infectada. Nunca é demais lembrar que o vírus da dengue não é nocivo ao mosquito.

No corpo de uma pessoa, o período de incubação do vírus varia de 3 a 15 dias. Na maioria dos casos, os sintomas começam a se manifestar a partir do quinto ou sexto dia de infecção.

A dengue provoca em crianças os mesmos sintomas que nos adultos: febre alta, manchas vermelhas na pele, dores musculares, nas articulações, de cabeça ou atrás dos olhos. Sobre as crianças menores, especialmente as que têm menos de dois anos, é importante redobrar a atenção, uma vez que elas têm mais dificuldade de relatar sintomas. Portanto choro intenso, irritabilidade e recusa em se alimentar ou se hidratar são sinais que podem apontar para uma infecção.

Dengue: diagnóstico, prevenção e tratamento

O diagnóstico da dengue começa com a anamnese – diálogo entre profissional de saúde e paciente para lembrar de situações e fatos que podem estar relacionados a doença -, o quadro epidemiológico local e o histórico do paciente. Esses três elementos, junto do exame clínico, já orientam bastante a análise do caso.

Não é incomum a médica solicitar um exame laboratorial de sangue para confirmar as suspeitas. Em geral, os exames são feitos  após o início dos sintomas e nele busca-se detectar a existência dos anticorpos contra a dengue, material genético do vírus e a contagem de plaquetas no sangue.

Até o ano passado a gente não podia falar isso mas, com a chegada da vacina neste ano, podemos dizer: a melhor forma de prevenção contra a dengue é tomando a vacina! Na rede particular, ela pode ser aplicada em pessoas de 4 a 60 anos. Na rede pública a vacina está disponível para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos! Portanto, se você tem uma filha ou filho nessa faixa etária, leve-o no posto de vacinação!

As outras medidas de prevenção da dengue são contra o mosquito. Use repelente infantil nas crianças e não deixe acumular água parada em locais como pratos de plantas, pneus e garrafas. Lave semanalmente os vasos de plantas com escova, água e sabão. Jogue no lixo todo objeto que não é de seu uso e que pode acumular água. Mantenha as caixas d’água fechadas, cubra as lixeiras e sempre coloque o lixo em sacos plásticos. Garrafas que não serão jogadas fora devem sempre ficar com as bocas viradas para baixo.

Por ser uma infecção viral, não há medicamentos que combatam o agente etiológico no corpo das crianças. Em casos confirmados de dengue, a recomendação é repouso e muita hidratação! O soro de reidratação oral  pode ser administrado nas crianças. Medicamentos como analgésicos e antitérmicos, que aliviam os sintomas, podem ser utilizados desde que a pediatra tenha prescrito. Sei que sou repetitiva nesse argumento, mas continuarei sendo: não dê nenhum medicamento à sua filha ou filho sem antes consultar a pediatra!

Os sintomas da dengue são severos mas raros são os casos que evoluem para um quadro grave. Portanto, caso sua pequena ou pequeno esteja com dengue, dê carinho, atenção, acolhimento, muito líquido e… tenha paciência. Os sintomas vão passar com aproximadamente quinze dias e a criança vai voltar a ter uma vida normal!