Infecção urinária em crianças

Sempre que possível falo aqui no site e no Instagram sobre patologias frequentes que acometem bebês, crianças e adolescentes. Neste texto vou tratar de uma doença bem comum em adultos e que também tem alta incidência na infância: a infecção urinária em crianças.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a infecção urinária – tecnicamente conhecida como Infecção do Trato Urinário (ITU) – é uma das infecções que mais frequentemente acometem a população. Confirmando a informação, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) destaca que a infecção urinária é a segunda infecção mais frequente na pediatria, atingindo 8,4% das meninas e 1,7% dos meninos menores de sete anos de idade.

As ITUs podem ser assintomáticas ou com sintomas. No caso destas, elas são classificadas em dois tipos:

• Infecções do trato urinário baixo → cistites
  • Infecções do trato urinário alto → pielonefrites

As infecções do trato urinário são majoritariamente bacterianas mas também podem ser causadas por certos tipos de fungos. No caso da infecção urinária em crianças, mais especificamente em bebês,  podem ocorrer anomalias estruturais do sistema urinário que tornam os recém-nascidos mais suscetíveis a infecções.

A infecção urinária em crianças é comumente provocada por bactérias. Em pielonefrites infantis, por exemplo, elas são as responsáveis por mais de 80% dos casos.

A maioria das bactérias que provocam ITUs já vivem no nosso corpo, mais especificamente no trato gastrointestinal inferior – ou seja, nos intestinos delgado, grosso e no ânus. A infecção acontece quando elas penetram a uretra por meio da abertura uretral, o orifício pelo qual a urina é eliminada do corpo. Essa forma de contaminação acontece principalmente por falha na higiene de bebês e crianças após defecarem

Após penetrarem pela abertura uretral, as bactérias sobem pela uretra podendo atingir o trato urinário baixo – uretra e bexiga – ou até alcançar o trato urinário alto – ureteres e rins.

Em crianças, os sintomas da infecção urinária variam conforme a idade. Os recém-nascidos normalmente só tem febre e, em raros casos, manifestam vômito, diarreia e dificuldade de mamar – dado esses sintomas, é comum ele apresentar certa dificuldade em ganhar peso. Também há casos de manifestação de leve icterícia provocada pela infecção.

Bebês de até dois anos, além de febre, vômito e diarreia, também podem apresentar dores abdominais e urina com mau cheiro. Acima dessa idade, os sintomas vão variar conforme o tipo de ITU:

• Casos de cistite → sensação de necessidade de urinar com frequência mas dificuldade fazer xixi; dor ou queimação ao urinar; urina com mau cheiro
  • Casos de pielonefrites → sensação de mal estar geral; calafrios; febre alta; dor no flanco ou nas costas, no lado do rim afetado

Infecção urinária em crianças: prevenção, diagnóstico e tratamento

A melhor forma de prevenir a infecção urinária em crianças é com uma devida higienização após elas defecarem. Sempre que possível, os bebês devem ser limpos com lenço umedecido, tomando muito cuidado para o lenço sujo não tocar na abertura uretral. Esse ponto de atenção deve ser mais fortemente observado em meninas, que possuem os orifícios – anal e uretral – próximos um do outro.

Quando as crianças crescem e já conseguem se limpar sozinhas, elas devem ser orientadas a fazer a higienização de frente para trás, também usando lenço umedecido sempre que possível. E quando elas estiverem maiorzinhas, devem ser ensinadas a usar a ducha higiênica.

Como já expliquei neste texto, a incidência de certas anomalias estruturais do sistema urinário torna alguns recém-nascidos mais suscetíveis a ITUs. A anomalia mais comum é o Refluxo Vesicoureteral (RVU), uma anomalia que provoca o refluxo da urina da bexiga para os rins. O prognóstico dessa anomalia é complexo; normalmente ela é identificada a partir de um diagnóstico de infecção urinária em crianças.

O RVU normalmente tem resolução espontânea, mas há casos que demandam intervenção cirurgica.

O diagnóstico da infecção urinária geralmente é feito apenas com exame de urina. Apenas raros casos demandam outros exames, como ultrassonografias de rins e bexiga ou exames de sangue. Após a análise clínica, a pediatra avaliará o exame mais adequado para o paciente.

Infecções urinárias  demandam o uso de antibióticos. Independente do grau da infecção, qualquer tratamento deve ser prescrito pela pediatra.

A infecção urinária em crianças, apesar de recorrente, normalmente é fácil de tratar. Por isso, mantenha em dias as consultas de puericultura. Com a pediatra acompanhando sua filha ou filho regularmente, casos de infecção urinária serão muito mais rapidamente diagnosticados.